Caderno Didático de Ética, Cidadania e Meio Ambiente (IFPR)
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Nosso conteúdo está organizado em eixos temáticos para um melhor estudo e também estruturado para melhor desenvolver o conjunto de assuntos que iremos abordar ao longo de nossas aulas, as quais terão caráter diferente das demais que você irá encontrar ao longo do Curso Técnico em Meio Ambiente. Todas serão norteadas por uma abordagem refl exiva, propondoidentificar alguns símbolos e ícones da complexa existência humana. As aulas terão um viés norteador que é o princípio da vida, e sobre esse princípio desencadeia uma conexão de valores e de relações. A vida não como um ato exclusivo do homem, mas esta também pertence a ele. Nesta perspectiva trabalharemos a necessidade de o homem estar em sintonia com o “outro”, e qualquer distanciamento nessa trajetória é um desajuste e um sentimento de perda para todas as gerações. Propomos um olhar diferente e crítico para o que está a nossa volta; para tudo o que acontece e da forma como acontece. Ou seja, trabalhando o
conceito de que “não estamos sós”, entendendo que fazemos parte de uma rede de relações; que fazemos parte de uma estrutura maior e complexa, uma teia, a teia da vida. Neste sentido, estaremos trazendo o entendimento de pertencimento, “nós pertencemos a gaia e não ela que nos pertence”. Essa característica de “pertencimento”
nos coloca uma sensação de fragilidade, de limitação, isto é, uma condição de incompletude humana, e não um sentimento de superioridade; que tudo pode; tudo faz; com a sensação de que é eterno, de um viver para sempre. Trabalharemos com o conceito de que a vida na Terra é possível graças a vários parâmetros existentes; e em muitas dessas áreas já estão bastante estreitas as condições de existência. Vamos trabalhar um entendimento de que a vida na Terra é um universo altamente complexo, e tudo o que não vemos é infi nitamente maior do que o que vemos. A vida na Terra só pode coexistir com outros seres e permanecer enquanto uma rede de relações. Nesse sentido que teremos uma discussão sobre ética, sua defi nição e conceito, a mutabilidade de sua vivência, seu princípio fundamental, bem como seus critérios auxiliares. A operacionalização da reflexão aqui proposta se dará ao longo das (a partir de um planejamento de) vinte aulas, cujo desenvolvimento terá apoio do seguintes eixos norteadores: a ética, cidadania, meio ambiente, sustentabilidade, educação. Estudar cada um desses itens é desejar um presente e um futuro cada vez mais digno e mais justo, tanto para o ambiente quanto para o homem.
Seja bem-vindo à disciplina Ética, Cidadania e Meio Ambiente.
Vicente Estevãm Sandeski
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Todos os Direitos reservados aos Cadernos da REde