Caderno Didático de Fundamentos do Turismo e Hospitalidade (CETAM/UFSC)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marivan Tavares dos Santos

Resumo

Olá estudante!
Somos sabedores que o conhecimento propicia várias viagens e que, em geral, é uma atividade feita por prazer, que certamente influencia na qualidade do aprendizado e na qualidade de vida do indivíduo. Esta é uma disciplina que dispõe a você, caro estudante, um atendimento planejado, a fim de provir um guia em busca do conhecimento apresentando um conjunto de conteúdos necessários para atraí-lo a fazer o Curso Técnico em Hospedagem.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
dos Santos, M. (2018). Caderno Didático de Fundamentos do Turismo e Hospitalidade (CETAM/UFSC). Cadernos REDE ITEGO, 1(1), 84-136. Recuperado de https://www.ead.go.gov.br/cadernos/index.php/CDP/article/view/209
Seção
Cadernos Didáticos

Referências

ANDRADE, José Vicente. Fundamentos e dimensões. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2002.
BALANZÁ, Isabel; NADAL, Mônica. Marketing e comercialização de produtos
turísticos. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.
BADARÓ, Rui Aurélio de Lacerda. A evolução da legislação turística brasileira: o
início do direito do turismo. Disponível em: Evolu%E7%E3o%20da%20legisla%E7%E3o%20turistica%20no%20Brasil.pdf.>
Acesso em: 28 mar. 2010.
BALANZA, I, M.; NADAL, M. C. Marketing e comercialização de produtos turísticos.
São Paulo: Pioneira Thomson Learning , 2003.
BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 2ª ed. São Paulo: SENAC São Paulo,
1998.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de
outubro de 1988. Juarez de Oliveira. 13. Ed. Atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 1996.
(Coleção Saraiva de Legislação.)
______. Plano Nacional de Turismo: diretrizes, metas e programas 2003 - 2007.
Disponível em: http://www.lib.utexas.edu/benson/lagovdocs/brazil/federal/turismo/
turplanoNacionalPortugues2003-2007.pdf. Acesso em: 18 abr. 2010.
______. Plano Nacional de Turismo 2007/2010: uma viagem de inclusão. Disponível
em: < http://www.fbcvb.org.br/docs/downloads/plano_nacional_de_turismo_pnt_2007_2010.
pdf>. Acesso em: 22 abr. 2010.
CALDAS AULETE, Francisco Julio. Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. 4. Ed.
RJ: Nova Fronteira, 2004. BRASIL TURISMO. Turismo no Brasil - Dados do Turismo. Principais
Emissores de Turistas para o Brasil - 2005/2006. Disponível em: com/turismo/dadosdoturismo.php.>. Acesso em: 20 mai. 2010.
DAL MOLIN, Beatriz Helena et al. Mapa referencial para construção de material
didático - Programa e-Tec Brasil. 2ª ed. revisada. Florianópolis: UFSC, 2008.
DIAS, Reinaldo. Planejamento do turismo: política e desenvolvimento do turismo no
Brasil. São Paulo: Atlas, 2003.
EMBRATUR. Anuário Estatístico Embratur. V. 33, 2006. Disponível em: braziltour.com/site/br/dados_fatos/conteudo/lista.php?in_secao=308>. Acesso: 5 set.
2010.
EMBRATUR. Anuário Estatístico de Turismo - 2009. V. 36, ano base 2008. Disponível em:
.
Acesso: 5 set. 2010.
FERREIRA. Aurélio B. de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da Língua
Portuguesa. 7 ª ed. Curitiba: Positivo, 2008.
HAYAKAWA, S.A. Linguagem no pensamento e na ação. São Paulo: Pioneira, 1963.
(Coleção Turismo).
47 e-Tec Brasil
IGNARRA, L. R. Fundamentos do turismo. São Paulo: Pioneira, 1999.
JORNAL DE TURISMO: OMT: turismo vai cair até 2% em 2009. Disponível em www.jornaldeturismo.com.br/noticias/geral/21784-omt-turismo-vai-cair-ate-2-em-2009.
html>. Acesso em: 5 set. 2010.
LEMOS, Leandro de. Turismo: que negócio é esse? 3ª ed. Campinas, São Paulo: Papirus,
2001.
MINISTÉRIO DE TURISMO. NOVIDADE: Brasil, um estilo de vida. Disponível em: www.embratur.gov.br/site/br/campanhas/materia.php?id_conteudo=1019>. Acesso: 5
set. 2010.
MYANAKI, Jacqueline et al. Cultura e turismo. Ed. rev. e ampl. São Paulo: IPSIS, 2007.
MONTEJANO, Jordi Montaner. Estrutura do mercado turístico. 2ª ed. São Paulo:
ROCA, 2001.
MOESCH, Marutschka. A produção do saber turístico. 2ª ed. São Paulo: Contexto,
2002.
OLIVEIRA, Antonio Pereira. Turismo e desenvolvimento: planejamento e organização.
3ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2001.
Organização Mundial de Turismo (OMT). Introdução ao turismo. Trad. Dolores Martins
Rodriguez Córner. São Paulo: Roca, 2001.
______. Turismo internacional: uma perspectiva global. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman,
2003.
RUSCHMANN, Doris. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio
ambiente. 7ª ed. São Paulo: Papirus, 2001. (Coleção Turismo).
SWARBROOKE, John. Turismo sustentável: gestão e marketing. Tradução Esther Eva
Horovitz. 2ª ed. São Paulo: Alehp, 2000.
TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. Turismo e qualidade: tendências contemporâneas.
Campinas, São Paulo: Papirus, 1993.
TURISMO. Disponível em: . Acesso em: 5 mar.
2010.
VAZ, Gil Nuno. Marketing turístico: receptivo e emissivo. São Paulo: Pioneira, 2001