Caderno Didático de Comunicação Empresarial (IFPR)
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O nosso objetivo nesta disciplina é conhecer, compreender e ao final estar apto a produzir um tipo de linguagem de uso específico das instituições privadas e públicas e que aparece principalmente na modalidade escrita da língua: a linguagem burocrática. Ou seja, dominar aquele tipo de texto institucional que está presente em
todos os gêneros textuais administrativos empresariais e também nos documentos e publicações oficiais do serviço público federal, estadual e municipal.
No entanto, antes de começarmos a estudar os principais gêneros textuais da redação empresarial e oficial e suas características, faz-se necessária uma revisão de como se dá o processo comunicativo e de aspectos gramaticais, já estudados por você na sua vida escolar, importantes para uma boa produção escrita. Iniciamos nossa primeira aula estudando o processo comunicativo.
Geralmente, somos parte desse processo e aqui nos distanciaremos
um pouco dele para entendê-lo detalhadamente. Vamos lá?
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Todos os Direitos reservados aos Cadernos da REde
Referências
Língua e Literatura. 2ª.ed. São Paulo: Moderna, 2003.
AURÉLIO, O minidicionário da língua portuguesa. 6ª edição revista e ampliada do
minidicionário Aurélio. 13a impressão – Curitiba, 2008.
BELTRÃO, Odacir. Correspondência: linguagem & comunicação: oficial, comercial,
bancária, particular/Odacir Beltrão, Mariúsa Beltrão. 23a.ed.ver. E atual./por Mariúsa
Beltrão. São Paulo: Atlas, 2005.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática portuguesa. São Paulo:
Nacional, 1984.
CEREJA, William Roberto, Thereza Cochar Magalhães. Texto e Interação: uma proposta
de interação textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atual, 2005.
CUNHA, Celso; CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 6ª.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: Metodologia científica no caminho de Habermas. 7ª.ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
FIORIN, J. Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto leitura e redação. São Paulo: Ática, 2003.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1a.ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
MAIA, João Domingues. Português: volume único - livro do professor/João Domingues Maia. 2a.ed. São Paulo: Ática, 2005.
MENDES, Gilmar Ferreira; FORSTER JR., Nestor José. Manual de Redação da Presidência da República. 2a.ed. rev. atual. Brasília: Presidência da República, 2002.
NICOLA, José de. Gramática da palavra, da frase, do texto. São Paulo: Scpione, 2004.
PERINI, Mário A. Para uma nova gramática do português. São Paulo: Ática, 1985.
POSSARI, Lúcia Helena Vendrúsculo; NEDER, Maria Lúcia Cavalli. Fascículos de Linguagem - o ensino, o entorno e o percurso. vol.1 e 5. Cuiabá: EDUFMT, 2001.
SACCONI, Luiz Antônio. Não Erre Mais! Português agradável e descomplicado. 28ª.ed. São Paulo: Harbra, 2005.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em Textos. 2a.ed. Ver. São Paulo: Moderna, 2005.
SCRITA. Você domina as normas de redação oficial? 2006. Disponível em:
SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Análise de gênero textual: concepção socio-retórica. Maceió: EDUFAL, 2005.
TERRA, Ernani; NICOLA, José. Português – De olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2004.