Caderno Didático de Orçamento Empresarial (IFSP)

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Érico da Silva Costa
Luz Marina Aparecida Poddis de Aquino

Resumo

A globalização mercadológica e o acirramento da competitividade impõem às empresas uma necessidade constante de melhorar a cada dia o seu desempenho, a fim de tornarem-se competitivas e se manterem no mercado. Desta forma, qualquer empreendimento econômico apresenta dois objetivos fundamentais: o crescimento do seu patrimônio líquido e a manutenção de sua capacidade de arcar com as obrigações e responsabilidades assumidas. O primeiro destes objetivos é conhecido como rentabilidade e o segundo, como liquidez. Para tanto, se o empreendimento pretende sobreviver, e, mais que isto, crescer, a administração deve se empenhar em obter sucesso em suas funções básicas, que são de: planejamento, execução e controle. (Coronado, 2006)

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Costa, Érico, & de Aquino, L. M. A. (2019). Caderno Didático de Orçamento Empresarial (IFSP). Cadernos REDE ITEGO, 1(1), 1696-1756. Recuperado de https://www.ead.go.gov.br/cadernos/index.php/CDP/article/view/376
Seção
Cadernos Didáticos

Referências

BRAGA, R. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1995.
CORONADO, O. (2006). Contabilidade gerencial básica. São Paulo: Saraiva.
DUBOIS, A.; KULPA, L.; SOUZA, L. E. (2009). Gestão de custos e formação de preços: conceitos, modelos e instrumentos: uma abordagem do capital de giro e da margem de competitividade (3 ed.). São Paulo: Atlas.
MEGLIORINI, E. (2007). Custos: análise e gestão (2 ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
OLIVEIRA, L. M., & Perez Jr., J. H. (2009). Contabilidade de custos para não contadores (4 ed.). Atlas.
SANVICENTE, A. Z.; SANTOS, C. C. Orçamento na administração de empresas - Planejamento e Controle. São Paulo: Atlas, 2000.
ZDANOWICZ, J. E. Orçamento Operacional. Porto Alegre: Editora Sagra, 1989.
WELSCH, G. A. Orçamento Empresarial. São Paulo: Atlas, 1983
WOOD, F.; SANGSTER, A. Business Accounting 2. 7 ed. Ed. London: Pitman Publishing, 1996.
e-