Caderno Didático de Ética Empresarial

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Elaine Cristina Arantes

Resumo

Observe o seguinte: em cada um dos papéis que você tem em sua vida (pai,
mãe, irmão, funcionário, amigo, etc) você ouve a expressão “você tem que
fazer isso desse jeito porque é o correto” ou então “você precisa se comportar de outra maneira, afinal....”. Veja que estes comportamentos esperados
diferem de uma sociedade para outra.
Vamos compreender uma situação em que um determinado papel apresenta
diferentes éticas face às diferentes compreensões da realidade. No Ocidente,
os mais velhos muitas vezes dependem dos mais jovens, sua família, seus
filhos. No Brasil, temos a Previdência Social que também cuida daqueles que
já trabalharam a vida toda e têm o direito de receber uma aposentadoria.
Este é um aspecto que denota nossa preocupação com os idosos. Contudo,
estudos como o de Uchôa (2003) do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e
Envelhecimento, da Fundação Oswaldo Cruz/Universidade Federal de Minas
Gerais alertam para a marginalização do idoso e para o fato de que “a velhice no Ocidente situa-se na contracorrente de uma sociedade centrada na
produção, no rendimento, na juventude e no dinamismo”.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
Arantes, E. (2020). Caderno Didático de Ética Empresarial. Cadernos REDE ITEGO, 1(1), 2850-2982. Recuperado de https://www.ead.go.gov.br/cadernos/index.php/CDP/article/view/470
Seção
Cadernos Didáticos

Referências

ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha. Ética empresarial na prática: liderança, gestão e
responsabilidade corporativa. Curitiba: Ibpex, 2010.
ALLEN, Johnny Allen (et al). Organização e gestão de eventos. Rio de Janeiro: Elsevier,
2003.
ARANTES, Elaine Cristina. Empreendedorismo e responsabilidade social. Elaine
Cristina Arantes, Zelia Halicki; Adriano Stadler (Org). Curitiba: Ibpex, 2011 – (Coleção
Gestão Empresarial; v. 4)
ARANTES, Elaine Cristina. Marketing de Serviços. Curitiba: Ibpex, 2011
BERNARDINHO. Transformando suor em ouro. Rio de janeiro: Sextante, 2006.
CARNEGIE, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas. 51 Ed. São Paulo:
Companhia Editora Nacional, 2003.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração de recursos humanos: fundamentos básicos.
5 e. São Paulo: Atlas, 2003.
_____. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da
moderna administração das organizações. 7 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
CHURCHIL, Gilbert A. Marketing: Criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2005.
COSTA, Henrique Sérgio Gutierrez da. Negociando para o sucesso. Curitiba: Ibpex, 2008.
DONNELLON, Anne. Liderança de equipes: escolha sua equipe, comunique as metas,
defina as funções, crie um clima de confiança, soluções práticas para os desafios do
trabalho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
DRUCKER, Peter Ferdinand. O melhor de Peter Drucker: obra completa. São Paulo, 2002.
ÉTICA E CIDADANIA: construindo valores na escola e na sociedade/coordenadora-geral:
Lucia Helena Lodi. – Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos: Ministério da
Educação, SEIF, SEMTEC, SEED, 2003.6 v.: il.
GESTÃO DE MARKETING. Coordenação Sergio Roberto Dias. São Paulo: Saraiva, 2006.
HOFFMAN, K. Douglas; BATESON, John E.G. Princípios de marketing de serviços:
conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
HOYLE Jr. Leonard H. Marketing de eventos: como promover com sucesso eventos,
festivais, convenções e exposições. São Paulo: Atlas, 2003.
KATZ, Robert L. Skills of an effective administrator, Harvard Business Review, jan.fev.
1955, p. 33-42.
KROTH, Vanessa Wendt; MARCHIORI NETO, Daniel Lena. “Políticas de cotas” para
afrodescendentes no Brasil: considerações sobre a constitucionalidade e a finalidade
de sua adoção. Revista eletrônica dos pós-graduandos em Sociologia Política da UFSC.
Volume 3 n. 1 (1), agosto-dezembro/2006, p. 18-43. ISSN 1806-5023. Disponível em :
. Acesso em 03 maio 2011.
LUZIO, Fernando Franco. Fazendo a estratégia acontecer: como criar e implementar
as iniciativas da organização. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
MACEDO, Ivanildo Izaias de. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. 9
ed. Rio de Janeiros: Editora FGV, 2007
MIDDLETON, Victor T.C. Marketing de Turismo: teoria e prática. Rio de janeiro: Elsevier,
2002.
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 17. Ed. Rio
de Janeiro: José Olympio, 2008.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – Relatório Nacional de Acompanhamento.
BRASÍLIA: Ipea, 2010. Disponível em . Acesso em 03 maio 2011.
PAIVA, Hélio Afonso Braga de. Planejamento estratégico de eventos: como organizar
um plano estratégico para eventos turísticos e empresas de eventos. São Paulo: Atlas, 2008.
PASSOS, Elizete. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004.
PIOVAN, Ricardo. Resiliência: como superar pressões e adversidades no trabalho. São
Paulo: Reino editorial, 2010.
PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano 2010. Disponível em: undp.org/en/reports/global/hdr2010/chapters/pt/>. Acesso em 03 maio 2011.
RIBEIRO, Marcelo Afonso. Psicologia e gestão de pessos: reflexões críticas e temas
afins (ética, competência e carreira). São Paulo: Vetor, 2009.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20 Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SÁ, Antonio Lopes de. Ética profissional. 8.Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: a gestão da reputação. Rio de Janeiro: Elsevier,
2003.
e-Tec Brasil 104 Ética Empresarial
TERRA NOTÍCIAS. Desigualdade racial persiste, apesar de melhorias na educação.
Disponível em: Desigualdade+racial+persiste+apesar+de+melhorias+na+educacao.html>. Acesso em
03 maio 2011.