Caderno Didático de Associativismo e Cooperativismo (CECIERJ/E-tec Brasil)

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Adriana Ventola Marra

Resumo

A imagem que temos do produtor rural brasileiro é, provavelmente, a de uma
participação fraca perante o mercado. Isso ocorre devido a situações comuns no
mercado agropecuário brasileiro, em que poucas empresas detêm o controle da
maior parcela de mercado – OLIGOPÓLIOS –, e por existir um número muito pequeno
de compradores para essa produção – OLIGOPSÔNIOS. Sendo assim, o produtor
não tem como negociar preços com grandes empresas, como, por exemplo, a New
Holland, a Monsanto, a Manah e a Novartis, nem com a agroindústria (Sadia, Cargill,
Perdigão, Nestlé, entre outras), ficando muitas vezes nas mãos de atravessadores
(intermediários que compram os produtos a um preço bem mais baixo do que o de
mercado e revendem com uma boa margem de lucro).

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Como Citar
Marra, A. (2020). Caderno Didático de Associativismo e Cooperativismo (CECIERJ/E-tec Brasil). Cadernos REDE ITEGO, 1(1), 1793-1990. Recuperado de https://www.ead.go.gov.br/cadernos/index.php/CDP/article/view/508
Seção
Cadernos Didáticos

Referências

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